Promovendo o conhecimento e os olhares das diversas regiões do Brasil sobre as questões digitais.
Etapa Maceió-AL

SALVE ESTA DATA!

Local: Maceió-AL
27, 28 e 29 | Junho de 2024
Centro de Inovação do Jaraguá

  • 00DIAS
  • 00HORAS
  • 00MINUTOS

Letramento e Inclusão Digital

Uma das características mais importantes do século XXI é a chamada “Revolução Tecnológica”, em especial as suas consequências nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Não apenas essas novas ferramentas e saberes alteraram fundamentalmente a forma como nos comunicamos nos últimos dez anos, como também têm proposto desafios à democracia, soberania, educação e mesmo moldado (e reconstruído) os parâmetros filosófico-culturais com os quais reconhecemos a nossa própria realidade. Dada a proporção de recursos internacionais envolvidos no desenvolvimento dessas transformações é irreal imaginarmos que ela reduzirá sua velocidade nos próximos anos. Ao contrário, teremos sempre MAIS participação de tecnologias e ferramentas digitais dentro do nosso espaço de vida, e nunca MENOS. Isso significa que precisamos nos tornar o mais rápido possível uma sociedade com condições de viver, compreender, produzir e participar tecnológica, social e politicamente nesse mundo digital, que a cada mês parece crescer em tamanho e aumentar sua complexidade. Não há soberania digital de um país, sem letramento e inclusão digital.

INSCRIÇÕES

GRATUITAS!

Por que me inscrever?

As transformações digitais conforme vêm ocorrendo se caracterizam por uma centralização de saberes, conhecimentos e decisões nos grandes centros produtores destas tecnologias. Não é apenas no norte global e nos países anglófonos que vemos o controle sobre o mundo digital. A hierarquização dos saberes e dos espaços sociais de decisão é possível de ser percebida aqui mesmo no Brasil. O ELID é um espaço de participação e construção conjunta dos parâmetros que serão usados em decisões de políticas públicas na área digital. É a oportunidade de construirmos juntos, a partir das demandas dos territórios e com uma escuta atenta por parte dos órgãos de decisão, os conceitos, ações e reflexões que darão visibilidade às escolhas (e às consequências) que o país fará nos próximos anos. Vem aprender e ensinar com a gente!

 

Objetivos do ELID

Reconhecer as demandas, interesses, capacidades e oportunidades pela escuta e o encontro entre pesquisadores e sociedade civil nas diversas regiões do Brasil.

Promover os olhares, decisões e demandas regionais e territoriais que incidem sobre as discussões de políticas públicas no campo do digital, diminuindo os efeitos da exclusão digital.

Integrar a sociedade civil, a partir dos territórios, através de escolas, academias e a sociedade, enfocando discussões e troca de saberes sobre as oportunidades e consequências das transformações digitais.

Quem deve participar?

Educadores e pesquisadores de todos os níveis.

Gestores de políticas públicas.

Estudantes de áreas tecnológicas e sociais.

Vídeos

Confira a Programação

Quinta-feira - 27 de Junho

Manhã:

8:00-9:00 – Cadastramento

9:00-11-30 – Aula expositiva sobre “A Geopolítica dos dados e da informação no século XXI: condições e consequências para nações do Sul Global

12:00 – Almoço

Tarde: 14:00-18:30 – “Letramento digital: um conceito em construção” Apresentação das principais construções conceituais e de referência do conceito de “letramento digital” a partir das iniciativas do Norte Global (UNESCO, União Europeia e EUA). Discussão mediada da pertinência ou não das categorias sugeridas pelos documentos apresentados.

Sexta-feira - 28 de Junho

Manhã – 9:00-12:00 – Apresentação das experiências brasileiras em letramento digital e inclusão digital através da fala de agentes públicos e técnicos

Tarde – 14:00-18:30 – – Construção pareada e mediada dos referenciais técnico-conceituais do conceito de Letramento Digital a ser proposto para o Brasil e com apontamentos sobre parâmetros de execução e variáveis de controle/cuidado para políticas públicas

Sábado - 29 de Junho

Manhã –  UFAL

Tarde – UFAL

Noite: 19:00-21:00 – Palestra de fechamento sobre “Inclusão Digital: necessidade técnica e política pública para o Brasil do século XXI: Grupos, experiências e sentidos sociais

Coquetel de finalização –

Depoimentos

Adicione a descrição do depoimento aqui. Edite e insira seu próprio texto. Adicione a descrição do depoimento aqui. Edite e insira seu próprio texto.

Fulano de Tal

Codetic

Adicione a descrição do depoimento aqui. Edite e insira seu próprio texto. Adicione a descrição do depoimento aqui. Edite e insira seu próprio texto.

Fulano de Tal

Codetic

Adicione a descrição do depoimento aqui. Edite e insira seu próprio texto. Adicione a descrição do depoimento aqui. Edite e insira seu próprio texto.

Fulano de Tal

Codetic

Adicione a descrição do depoimento aqui. Edite e insira seu próprio texto. Adicione a descrição do depoimento aqui. Edite e insira seu próprio texto.

Fulano de Tal

Codetic

Realização

Parceiros

Faça sua inscrição aqui!
















    Ao se cadastrar, você receberá um e-mail de confirmação da inscrição para o evento. Lembre-se de conferir sua caixa de spam e lixo eletrônico.*