Em uma visita institucional marcada por diálogo, colaboração e perspectivas de novas parcerias internacionais, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebeu, na última quarta-feira (3), a Cônsul-geral dos Estados Unidos em Recife, May Baptista. Esta foi sua primeira visita ao estado e à universidade, reforçando o interesse do governo norte-americano em ampliar conexões diplomáticas, científicas e acadêmicas na região.
O encontro ocorreu no Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees/Ufal) e reuniu autoridades acadêmicas e representantes do consulado. Participaram o Cônsul de Diplomacia Pública, Eric Concha; o chefe de Gabinete da Reitoria da Ufal, João Paulo Fonseca; a chefe de Gabinete da Vice-Reitoria, Lana Palmeira; a coordenadora da Assessoria de Comunicação, Simoneide Araújo; e o coordenador da Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), Niraldo Farias.
A recepção foi conduzida pela Reitora da Ufal em exercício, Profª Drª Eliane Cavalcanti, que ressaltou o compromisso da instituição com o fortalecimento da ciência e com a ampliação de parcerias internacionais:
“Hoje é um daqueles dias em que podemos mostrar a ciência, produzir ciência e ressaltar a uma instituição internacional que nossa universidade é forte, presente em todo o território e comprometida com ações estratégicas para a nossa gente.”
Instituto Anjos Digitais é destaque em inovação social e inclusão digital
Durante a reunião, a Professora Titular e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/Ufal), Profª Drª Rosaline Mota, apresentou ações estratégicas desenvolvidas em Alagoas com forte impacto social. Entre elas, ganharam destaque o Projeto Raízes em Rede: Letramento 5.0 para Povos Originários e as iniciativas do Instituto Anjos Digitais (IAD), reconhecidas como experiências de inovação social, ciência aberta e inclusão digital.
Rosaline enfatizou o papel do IAD na integração entre tecnologia, cultura e educação para o desenvolvimento de comunidades tradicionais e territórios vulneráveis:
“O Instituto Anjos Digitais tem demonstrado, na prática, como tecnologia, cultura e educação podem caminhar juntas para transformar realidades e promover desenvolvimento sustentável. É uma experiência que orgulha Alagoas e inspira outras instituições.”
A apresentação evidenciou o alcance das ações do IAD, que têm mobilizado universidades, lideranças comunitárias e redes nacionais e internacionais, fortalecendo práticas de formação cidadã, inovação comunitária e transformação social.