Promovendo o conhecimento e os olhares das diversas regiões do Brasil sobre as questões digitais.
Etapa Fortaleza - CE
SALVE ESTA DATA!
Local: Fortaleza-CE
04, 05 e 06 | Junho de 2025
Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
- 00DIAS
- 00HORAS
- 00MINUTOS
Letramento e Inclusão Digital
Uma das características mais importantes do século XXI é a chamada “Revolução Tecnológica”, em especial as suas consequências nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Não apenas essas novas ferramentas e saberes alteraram fundamentalmente a forma como nos comunicamos nos últimos dez anos, como também têm proposto desafios à democracia, soberania, educação e mesmo moldado (e reconstruído) os parâmetros filosófico-culturais com os quais reconhecemos a nossa própria realidade. Dada a proporção de recursos internacionais envolvidos no desenvolvimento dessas transformações é irreal imaginarmos que ela reduzirá sua velocidade nos próximos anos. Ao contrário, teremos sempre MAIS participação de tecnologias e ferramentas digitais dentro do nosso espaço de vida, e nunca MENOS. Isso significa que precisamos nos tornar o mais rápido possível uma sociedade com condições de viver, compreender, produzir e participar tecnológica, social e politicamente nesse mundo digital, que a cada mês parece crescer em tamanho e aumentar sua complexidade. Não há soberania digital de um país, sem letramento e inclusão digital.
INSCRIÇÕES
GRATUITAS!
Por que me inscrever?
As transformações digitais conforme vêm ocorrendo se caracterizam por uma centralização de saberes, conhecimentos e decisões nos grandes centros produtores destas tecnologias. Não é apenas no norte global e nos países anglófonos que vemos o controle sobre o mundo digital. A hierarquização dos saberes e dos espaços sociais de decisão é possível de ser percebida aqui mesmo no Brasil. O ELID é um espaço de participação e construção conjunta dos parâmetros que serão usados em decisões de políticas públicas na área digital. É a oportunidade de construirmos juntos, a partir das demandas dos territórios e com uma escuta atenta por parte dos órgãos de decisão, os conceitos, ações e reflexões que darão visibilidade às escolhas (e às consequências) que o país fará nos próximos anos. Vem aprender e ensinar com a gente!
Objetivos do ELID
Reconhecer as demandas, interesses, capacidades e oportunidades pela escuta e o encontro entre pesquisadores e sociedade civil nas diversas regiões do Brasil.
Promover os olhares, decisões e demandas regionais e territoriais que incidem sobre as discussões de políticas públicas no campo do digital, diminuindo os efeitos da exclusão digital.
Integrar a sociedade civil, a partir dos territórios, através de escolas, academias e a sociedade, enfocando discussões e troca de saberes sobre as oportunidades e consequências das transformações digitais.
Quem deve participar?
Educadores e pesquisadores de todos os níveis.
Gestores de políticas públicas.
Estudantes de áreas tecnológicas e sociais.
Vídeos
Confira a Programação
3º Encontro Técnico-Científico de Letramento e Inclusão Digital - ELID FORTALEZA
Dia 04/06 – Abertura Oficial e Reflexões Iniciais
(Período: Tarde)
14h
Credenciamento e acolhida cultural (música, dança e poesia local)
Palestra Magna: PROJETO DE LEI Nº 147/2025, QUE ESTABELECE DIRETRIZES PARA AS AÇÕES DE LETRAMENTO DIGITAL, COM ÊNFASE NA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUSTENTABILIDADE, A SEREM IMPLEMENTADAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO CEARÁ COMO ETAPA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. – Acrísio Sena-
15h
Mesa de Abertura Institucional IAD – Rossana Moura
IBICT- Cecília Leite
IFCe – Reitor, – Wally Menezes
UFAL – Reitor Josealdo Tonholo
SERPRO – Paulo Mendonça
SECITECE – Sarah Monteiro –
ETICE – Francisco Barbosa
SDA Ceará – Moisés Bráz –
SEDUC – Vagna Lima
PREFEITO BATURITÉ – Herbelh Mota
MCTI – INÁCIO ARRUDA –
SECTI- AL – Pedro Ivo de Souza
MCTI | Hugo Valadares – Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTI
FUNCAP – Prof Raimundo Costa
Consórcio Nordeste – Karine Gurgel
Deputado Acrísio Senna –
17h
Network e Coquetel
Dia 05/06 – Formações, Experiências e Saberes Locais
8:30h
Acolhida – Café da Manhã
9:30h
Palestra: SERPRO – Captar para Transformar: estratégias de patrocínio para causas sociais – Regina Faria.
10:30h
Mesa Redonda: – DEBATE GOVERNAMENTAL IA com Propósito Social: Desafios e Estratégias Governamentais.
Cleyton Monte: Diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do CENTEC/CE – Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CE.
Prof. Dr. Raimundo Costa: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP.
Hugo Valadares – Diretor de IA do MCTI.
Igor Paim – CREAD IFCE.
MEDIADOR: Raimir Holanda Filho.
12h
Almoço
14h
Painel de Práticas: Com a palavra a sociedade – “Tecnologia, Território e Inclusão: experiências que transformam”: experiências comunitárias e projetos locais.
Projetos do Instituto de Formação de Educadores – IFE/UFCA, vinculados a PEDAGOGIA E AO LANÇAMENTO- LABKariri – Projeto Laboratório de Extensão, Cultura e Inovação, vinculado a Rede de Extensão do Ceará, coordenação institucional : Karine Pinheiro de Souza, Francione Charapa Alves e Darliane Silva do Amaral.
Mulheres das Águas – Danielle Conceição e Rossana Moura.
Projeto IFCe – POP Ciência.
Serpro – Regina Lúcia – Projeto SERPRO.
Lab do Futuro UFC – Uirá Porã.
Eduardo Souza – SURICATE.
Vagna Lima – Coded/Seduc.
MEDIADOR: Profa Dra Rosaline Mota.
16h00
Pausa Café.
16:30h
Falas Rurais: Comunidades rurais e indígenas.
Juliana Alves – Secretária dos Povos Indígenas do Estado do Ceará.
Natanna Aguiar (representante) – Superintendente Federal do Desenvolvimento Agrário no Ceará.
Instituto Anjos Digitais – Eveline Augusto.
17:30h
Compartilhamento dos aprendizados e encerramento do dia.
Dia 06/06 – Propostas Coletivas e Pactos de Inclusão Digital
8:30
Acolhida – Café da Manhã.
9:00h
Geração Dopamina: A Toxicidade de uma Conexão sem Propósito – Italo Abati.
Oficina colaborativa: “Construindo diagnóstico e propostas para territórios conectados” Prof. Dra. Luciana Ferreira.
12h15h
Almoço.
14:30h
Relações entre Pesquisa e sociedade: estratégias para alcançar a excelência em Programas de Pós-Graduação no Brasil – relato da experiência do PPGCI/IBICT
Dr. GUSTAVO SALDANHA, Dra. EDILMA MACEDO , Dr. Fábio Gouveia – IBICT RIO DE JANEIRO Confirmados
Mediadora: Cecília Leite
16:30h
Mesa: Mulheres na Tecnologia
Dra Virgínia Chalegre
Autora do livro Teste e Acessibilidade NEA Edições. PhD em Acessibilidade Digital e Inclusão de Pessoas com Deficiência – Universidade de Aveiro. Mestre em Ciência da Computação, com foco em Testes de Acessibilidade. Especialista em Gestão e Qualidade de Software – Universitat Politécnica de Catalunya. Especialista em Engenharia de Software, FBV/Qualiti – 2007. Bacharel em Ciência da Computação, UNICAP – 2003. Virgínia tem 25 anos de experiência nas áreas de STEM, é CEO e sócia-fundadora da t-access, startup brasileira que trabalha com testes de software, acessibilidade digital, tem trabalhado com diversos projetos de empreendedorismo e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Atua também como pesquisadora, orientadora e professora da CESAR School. Já trabalhou em projetos internacionais como: LEGO, Rolls Royce, DeBeers, Motorola e Dell. Foi coordenadora e formadora do curso de Empreendedorismo para Pessoas com Deficiência – Projeto Vencedor do Orçamento Participativo de Lisboa. Com artigos publicados em revistas e palestras ministradas em conferências internacionais, em 2023, Virgínia foi uma das 3 finalistas na categoria Portuguese Women in Tech – Engineering e em 2018, Virgínia recebeu um voto de aplauso da Câmara Municipal do Recife, pelo título de Mulheres Influentes em Testes de Software na América Latina.
Ms Anna Karine Gurgel
Bacharela e Mestre em Computação, Administradora, MBA em Gerenciamento de Projetos. Acredita que a gestão disruptiva é capaz de desvendar desafios e que as tecnologias podem transformar o mundo. Atualmente Subsecretária do Consórcio Nordeste, instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove Estados da região Nordeste do Brasil, um território de desenvolvimento sustentável e solidário neste momento de grandes desafios, tem vasta experiência em setor público e desempenhou o papel de Coordenadora-Geral do Laboratório Íris | Inovação e Dados do Governo do Ceará, com a missão de fortalecer e impulsionar a Transformação Digital inovadora no Governo do Ceará.
Gestora e consultora afeita aos desafios que a gestão, aliada à ciência e tecnologias, é capaz de desvendar, também professora universitária, é profunda entusiasta da educação enquanto agente catalisador das mudanças sociais.
Tecia Carvalho: CEO do Instituto Argo e do Instituto Elevanza – Confirmada
Pós doutorada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software (INES) Pós-doutorado pelo Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, doutorado em Biotecnologia pela RENORBIO, Mestrado em Ciências Marinhas Tropicais – Universidade Federal do Ceará – UFC, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Foi Presidente da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará – RIC, Diretora Adjunta do Parque de Desenvolvimento Tecnológico – PADETEC, Coordenadora Geral do Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologias – FORTEC-NE, Presidente do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte e Nordeste – NEPEN e do Instituto Constanta de Inovação – ICI. Atualmente é Diretora de Inovação e Economia da Criatividade da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Diretora Científico, Tecnológico e Inovação da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual, CEO do Instituo Argo, e do Instituto Elevanza, Vice coordenadora e professora permanente do mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – PROFNIT do IFCE. Atua nas áreas de química e tecnologias ambientais e na área de Gestão Empreendedora, Gestão da Inovação Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Gerenciamento de Projetos Inovadores.
Mariane Orsolan
Gerente de projetos no British Council com atuação em programas internacionais voltados à inclusão digital e ao desenvolvimento de competências tecnológicas. Lidera a implementação do programa global SIDP no Brasil, promovendo o acesso a tecnologias e habilidades digitais para públicos em situação de vulnerabilidade. Com formação em Relações Internacionais pela UFABC, integra sua vivência em contextos multiculturais à prática da gestão de projetos com foco em impacto social, diversidade e acessibilidade.
Eliana Almeida
Professora Titular da UFAL, e doutora em Informática pela PUC-Rio, com pós-doutorado na University of Calgary – Canadá. Foi uma das fundadoras do projeto “Katie: Saindo do buraco negro e impulsionando as meninas para a computação”, cujas ações visam a inserção de meninas na área de Tecnologia. Diretora técnica da fundação FEPESA. Integrante do corpo docente no mestrado profissional em Rede PROFNIT, no ponto focal UFAL, com diversas orientações na área de gestão da inovação e da propriedade intelectual para transferência de tecnologia.
17:00h
Palestra de Encerramento: “Plano Nacional de Inclusão Digital” – Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações – Confirmado – Jordan Silva de Paiva.
18:00h
Coquetel.
Localização do Evento
Depoimentos
O ELID Maceió-AL superou minhas expectativas! As palestras foram enriquecedoras e já estou ansioso para participar do ELID Belém, que promete trazer ainda mais inovações e troca de conhecimento.
Rossana Moura
Anjos
Foi um privilégio participar do ELID em Maceió! A qualidade dos debates e a relevância dos temas apresentados foram extraordinárias. Estou muito animada para o próximo ELID em Belém.
Luciana Salvatore
Movimenta
Participar do ELID Maceió foi uma experiência incrível. A organização, os palestrantes e o conteúdo foram impecáveis. Não vejo a hora de conferir o que o ELID Belém tem a oferecer!
Priscilla Moura
O ELID Maceió foi um evento transformador, com discussões técnicas de altíssimo nível. Estou ansioso pelo ELID Belém e pelas novas oportunidades de aprendizado e networking.
Ana Beatriz
Anjos
Inscrições encerradas!
Ao se cadastrar, você receberá um e-mail de confirmação da inscrição para o evento. Lembre-se de conferir sua caixa de spam e lixo eletrônico.*
