Promovendo o conhecimento e os olhares das diversas regiões do Brasil sobre as questões digitais.
Etapa Maceió-AL

SALVE ESTA DATA!

Local: Maceió-AL
27, 28 e 29 | Junho de 2024
Centro de Inovação do Jaraguá

  • 00DIAS
  • 00HORAS
  • 00MINUTOS

Letramento e Inclusão Digital

Uma das características mais importantes do século XXI é a chamada “Revolução Tecnológica”, em especial as suas consequências nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Não apenas essas novas ferramentas e saberes alteraram fundamentalmente a forma como nos comunicamos nos últimos dez anos, como também têm proposto desafios à democracia, soberania, educação e mesmo moldado (e reconstruído) os parâmetros filosófico-culturais com os quais reconhecemos a nossa própria realidade. Dada a proporção de recursos internacionais envolvidos no desenvolvimento dessas transformações é irreal imaginarmos que ela reduzirá sua velocidade nos próximos anos. Ao contrário, teremos sempre MAIS participação de tecnologias e ferramentas digitais dentro do nosso espaço de vida, e nunca MENOS. Isso significa que precisamos nos tornar o mais rápido possível uma sociedade com condições de viver, compreender, produzir e participar tecnológica, social e politicamente nesse mundo digital, que a cada mês parece crescer em tamanho e aumentar sua complexidade. Não há soberania digital de um país, sem letramento e inclusão digital.

INSCRIÇÕES

GRATUITAS!

Por que me inscrever?

As transformações digitais conforme vêm ocorrendo se caracterizam por uma centralização de saberes, conhecimentos e decisões nos grandes centros produtores destas tecnologias. Não é apenas no norte global e nos países anglófonos que vemos o controle sobre o mundo digital. A hierarquização dos saberes e dos espaços sociais de decisão é possível de ser percebida aqui mesmo no Brasil. O ELID é um espaço de participação e construção conjunta dos parâmetros que serão usados em decisões de políticas públicas na área digital. É a oportunidade de construirmos juntos, a partir das demandas dos territórios e com uma escuta atenta por parte dos órgãos de decisão, os conceitos, ações e reflexões que darão visibilidade às escolhas (e às consequências) que o país fará nos próximos anos. Vem aprender e ensinar com a gente!

 

Objetivos do ELID

Reconhecer as demandas, interesses, capacidades e oportunidades pela escuta e o encontro entre pesquisadores e sociedade civil nas diversas regiões do Brasil.

Promover os olhares, decisões e demandas regionais e territoriais que incidem sobre as discussões de políticas públicas no campo do digital, diminuindo os efeitos da exclusão digital.

Integrar a sociedade civil, a partir dos territórios, através de escolas, academias e a sociedade, enfocando discussões e troca de saberes sobre as oportunidades e consequências das transformações digitais.

Quem deve participar?

Educadores e pesquisadores de todos os níveis.

Gestores de políticas públicas.

Estudantes de áreas tecnológicas e sociais.

Vídeos

Confira a Programação

Quinta-feira - 27 de Junho

PROGRAMAÇÃO DIA 27 DE JUNHO

Manhã
8:00 – Cadastramento
8:30 – Mesa de abertura:
Senador Rodrigo Cunha – Senador da República
Sérgio Túlio de A. Cavalcante – Secretário de Ciência & Tecnologia de Maceió
Victor Soares Braga – Secretário de Educação de Maceió
Cecília Leite – Ibict
Rosaline Mota – PPGCI/UFAL
Rossana Moura – Instituto Anjos Digitais
Marco Aurélio Sobrosa Friedl – Serpro
Silvio Bulhões – Secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas

9:00-11:30 – Aula expositiva sobre “A Geopolítica dos dados e da informação no século XXI: condições e consequências para nações do Sul Global”

Cristian Berrío-Zapata
Professor adjunto da Faculdade de Arquivologia e da Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPA. Graduado em Psicologia, com especialização em Gestão de Tecnologia, mestre em Administração, doutor em Ciência da Informação e pós-doutor pela Universidad Carlos III de Madrid. Pesquisa gestão estratégica da tecnologia digital, inclusão digital na educação superior e na Amazônia, e aplicação de IA em arquivos históricos. Coordena projetos relacionados à tecnologia da informação para a sustentabilidade na Amazônia e preservação digital.

12:00 – Almoço

Tarde
14:00-18:30 –“Letramento digital: um conceito em construção” Apresentação das principais construções conceituais e de referência do conceito de “letramento digital” a partir das iniciativas do Norte Global (UNESCO, União Europeia e EUA). Discussão mediada da pertinência ou não das categorias sugeridas pelos documentos apresentados.

16:00 – Coffee break

Rosaline Mota
Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG, com prêmio de melhor Tese de Doutorado da ECI/UFMG (2009). Bacharela em Biblioteconomia e Arquivologia. Coordena o PPGCI/UFAL e o Laboratório de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (LAGED). Pesquisadora na FAPEAL, lidera projetos de gestão documental e popularização da ciência no SEBRAE. Líder dos Grupos de Pesquisa: LAPIIS e NESITI, focando em informação, tecnologia e inovação. Expert em organização documental em saúde e pesquisa, Gestão Eletrônica de Documentos (GED).

Luiz Fernando Castelo Branco Rebello Horta
Doutor em Relações Internacionais pela UnB, com período na University of Denver como bolsista -Fulbright. Mestre também em Relações Internacionais pela UnB e graduado em História pela UFRGS. Suas pesquisas focam em geopolítica, geoeconomia, controle da informação e transformação social, com experiência em epistemologia e metodologia científica. Atualmente estuda as transformações políticas, sociais e econômicas na Era Digital.

Sexta-feira - 28 de Junho

PROGRAMAÇÃO DIA 28 DE JUNHO

Manhã
9:00-12:00 – Apresentação das experiências brasileiras em letramento digital e inclusão digital por meio da fala de agentes públicos e técnicos

10:30 – Coffee break

Mediação: Rossana Moura
Presidente do Instituto Anjos Digitais. Doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro, Portugal. Estudante de PHD no Instituto de Mídias do Conhecimento MKI, Open University (Reino Unido). Foi professora na Universidade Federal do Ceará (UFC) e participa dos grupos de pesquisa, como Competência em Informação e Populações Vulneráveis (UnB) e Colearn (KMI/Open University/UK).

Experiências Norte & Nordeste
Márcia Noronha Lima
Mestre em Ciências da Educação (UNISAL/2017), Especialista em Gestão Pública e Gestão Pública em Saúde pela UECE, com formações adicionais em Educação, Gestão e Tecnologias (FADAM/2018) e Regionalização do Turismo (UFSC/2008). Graduada em Pedagogia (UECE/2007) e Administração Pública (UFC/2021). Possui experiência extensa na administração pública e privada, incluindo o cargo de Superintendente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Tauá (2013-2016). Destaca-se na coordenação de projetos de inovação, tecnologia, empreendedorismo, desenvolvimento econômico, turismo, artesanato e gastronomia. Na educação, tem experiência em gestão pedagógica, coordenação de projetos e docência em diversos níveis de ensino.

João Paulo de Oliveira
Pós-Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade de Évora. Doutor em Ciências da Educação pela mesma instituição em Portugal. Mestre em Educação pelo IFRN e especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica (EJA) pelo IFRN. Graduado em Pedagogia pelo Claretiano e em Ciência da Computação pela UERN. Experiência inclui coordenação do Projeto Ação Digital – PAD em Russas-CE pelo Telecentros.BR, docência em Sistemas de Informação e Pedagogia na UERN. Atualmente, servidor no IF-RN Mossoró, com foco em pesquisa educacional, formação docente e uso de tecnologias na educação.

Karine Pinheiro de Souza
Professora Adjunta na UFCA, doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho/Portugal e pós-doutora em Ciências Sociais, Políticas e do Território pela Universidade de Aveiro. Mestre em Políticas Públicas e Planejamento pela UECE, com especializações em Gestão Escolar (UECE) e Informática Educativa (UFRGS). Pesquisadora visitante no Knowledge Media Institute da Open University – Reino Unido. Atua em inclusão digital, EaD, gestão de ambientes virtuais, educação online, cibercultura e práticas pedagógicas. Coordena projetos no PIBID Pedagogia na UFCA e é premiada pelo projeto RiverWalk Brasil em parceria com a Universidade de Michigan, pelo Edital Economia Criativa do Ministério da Cultura.

Carlos Henrique Machado Pinto
Gerente da Divisão de Destreza Digital do Serviço Federal de Processamento de Dados, graduado em Gestão Pública pela Universidade Estácio de Sá, estudou Licenciatura em Matemática na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Participou da Gestão de Capacitação do Programa Serpro de Inclusão Digital.

Jessyka Camila Faustino dos Santos
Jornalista e mestranda em Antropologia Social pela UFAL e pesquisadora e voluntária na comunicação do Neabi/UFAL.

Danilo Luiz Marques
Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com período de estágio sanduíche na Michigan State University (2017), nos Estados Unidos, com bolsa PDSE – Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da Capes. Membro do corpo docente do PPGH-UFAL. Coordenador Geral do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da UFAL.

Tarde
14:00-18:00 – Construção pareada e mediada dos referenciais técnico-conceituais do conceito de Letramento Digital a ser proposto para o Brasil e com apontamentos sobre parâmetros de execução e variáveis de controle/cuidado para políticas públicas – Palestra e Atividade em grupo

16:00 – Coffee break

Luciana Ferreira
Pós-Doutora em Administração e Governos pela FGV, Doutora em Educação pela UFSCar e Mestre em Educação pela UFPA. Atualmente, é Professora no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia e é Lider do Projeto de Inovação pelo BID, a frente do SEFA.Lab na Secretaria da Fazenda do Estado do Pará.

Sábado - 29 de Junho

PROGRAMAÇÃO DIA 29 DE JUNHO

Manhã
9h – Estratégias para alcançar a excelência em Programas de Pós-Graduação no Brasil: relato da experiência do PPGCI/Ibict – Mesa Redonda Profa. Dra. Cecília Leite – Ibict e Doutoranda Myllena Diniz

10h – Dez tópicos para contar com a força do patrocínio sociodigital: um ponto de vista para avaliar seu projeto pela ótica de quem planeja a seleção.

Regina Faria
Possui graduação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-graduação em Administração Pública pela UnB (2016). Graduanda em História da Arte na UFRGS. Gerente de Investimento e Responsabilidade Social do Serpro há três anos, onde trabalha há quase 15.

10h30 – Coffee Break

11h – O papel da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência na busca por um Brasil desenvolvido, justo e sustentável – Prof. Dr. Vandick Batista – Secretario da SBPC – Regional Alagoas

11h30 – Debate

12h – Intervalo para almoço

Tarde
14h – Rede Memorial: ações e projetos de memória que potencializam a inclusão social – Prof. Dr. Marcos Galindo (UFPE); Profa. Dra. Bernardina de Oliveira (UFPB); Profa. Dra. Rosaline Mota (UFAL); Prof. Dr. Francisco de Araujo (UFRN)

15h30 – A beleza e a força das linhas que constroem o empoderamento feminino em Alagoas: a trajetória da Olegário Turbantes – Afroempreendedora Tereza Olegário

16h – A pesquisa sobre questões étnico-raciais e seus impactos: novos olhares, velhas assimetrias – Prof. Dr. Ronaldo Araújo (UFAL)

16h30 – Palestra de encerramento sobre “Inclusão Digital: necessidade técnica e política pública para o Brasil do século XXI: Grupos, experiências e sentidos sociais

Alvaro Luiz Travassos de Azevedo Gonzaga
Advogado indígena Guarani Kaiowa com mais de 20 anos na OAB. Doutorado, Livre-docência, Mestrado e Graduação em Direito pela PUC-SP, e Graduação em Filosofia pela USP. Pós-Doutorados em História das Ideias Jurídicas (Universidade Clássica de Lisboa), Democracia e Direitos Humanos (Universidade de Coimbra), e História Identidades e Regiões (UFGD). Professor no PPGD da PUC-SP e Visitante na Universidade de Coimbra. Especialista em Direitos Humanos, assessoria a comunidades vulneráveis com colaborações no CIMI, CICV, Ministério da Justiça, OAB, e Parlamento Indígena.

17h – Coquetel de encerramento

ATENÇÃO!

CHAMAMENTO
DE TRABALHOS

> Resumo Expandido - até 15/06/2024
> Divulgação dos Resultados - 20/06/2024

Orientações sobre o trabalho
Modelo - Resumo expandido
Template Pôster

Download – TEMPLATE PÔSTER

Depoimentos

Adicione a descrição do depoimento aqui. Edite e insira seu próprio texto. Adicione a descrição do depoimento aqui. Edite e insira seu próprio texto.

Fulano de Tal

Codetic

Adicione a descrição do depoimento aqui. Edite e insira seu próprio texto. Adicione a descrição do depoimento aqui. Edite e insira seu próprio texto.

Fulano de Tal

Codetic

Adicione a descrição do depoimento aqui. Edite e insira seu próprio texto. Adicione a descrição do depoimento aqui. Edite e insira seu próprio texto.

Fulano de Tal

Codetic

Adicione a descrição do depoimento aqui. Edite e insira seu próprio texto. Adicione a descrição do depoimento aqui. Edite e insira seu próprio texto.

Fulano de Tal

Codetic

Realização

Parceiros

Patrocinadores

Inscrições encerradas